Gravidez e Pós-parto: Mitos e verdades

Data de Publicação: 09/02/2018
Tempo de Leitura: 3 min.
Sumário
Gravidez e Pós-parto: Mitos e verdades

Que mãe, principalmente as de primeira viagem, já não ouviu da avó, da tia, ou daquela amiga, as mais variadas loucuras em relação a sua gestação ou aos acontecimentos no pós-parto? Bem, as crenças populares fomentam alguns mitos, que podem ser dos mais inocentes, como prever o sexo do bebê pelo formato da barriga, a escolhas alimentares que influenciam na amamentação.

Na lista abaixo explicamos melhor alguns dos casos mais populares:

Se a grávida passa vontade de comer algo, o bebê nasce com a cara do alimento.

Em virtude das mudanças hormonais e alterações no corpo da mulher grávida, desejos alimentares diferentes dos habituais podem acontecer, mas nada fará o seu bebê nascer com cara de alimento.

Mulheres grávidas precisam comer por dois.

A recomendação em linhas gerais, é que a grávida mantenha uma alimentação balanceada e saudável. Prefira alimentos naturais e fuja dos industrializados e processados. O consumo de fibras, presentes nas frutas, verduras, legumes e nos cereais integrais, é essencial para bom funcionamento do intestino, que fica mais lento nessa fase. Já os alimentos com excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos devem ser evitados.

Como o tempo de digestão é maior na gestação, o ideal é se alimentar com moderação e a cada três horas, em seis refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Isso pode amenizar sensações como azia e gases e controlar melhor o ganho de peso.

Se você exagerar na alimentação, engordará além do necessário, o que não é bom para você e nem para o seu bebê. E não se esqueça, mantenha-se hidratada, beba bastante líquidos!
Procure seu nutricionista que ele te ajudará com planejamento alimentar bem equilibrado para que se tenha um ganho de peso adequado durante gestação.

Carnes cruas ou mal passadas.

Diferente dos peixes, a carne bovina é sim um possível transmissor de toxoplasmose. Durante a gestação não coma carnes cruas ou mal passadas. Lembre-se que quibe cru e carpaccio também entram nessa lista. Toxoplasmose pode causar aborto e má formação fetal.

Grávidas não devem comer comida japonesa.

O mito se dá pelo fato de mamães desinformadas acreditarem que a carne de peixe crua é um transmissor de toxoplasmose, o que não é verdade. Atente-se a higiene do restaurante e coma tranquila.

Grávidas não devem comer verduras e legumes crus (salada).

O objetivo é evitar qualquer intoxicação alimentar. Em casa, garanta que as verduras e legumes estejam bem limpos e se for comer fora de casa atente-se a higiene do restaurante.

Consumir cerveja preta é bom durante a gestação.

Álcool na gestação não faz bem. Lembre-se que seu bebê absorve tudo o que você ingere. Não beba.

Quando o bebê arrota sobre o peito da mãe, provoca rachaduras.

Escoriações e fissuras nos mamilos e aréolas podem ocorrer no início da amamentação. O bebê acaba não "pegando" o seio de forma correta e isso acaba machucando a mamãe e interferindo na eficiência da mamada. Procure uma equipe de saúde especializada para te auxiliar nesta linda tarefa que é amamentar que isso irá se resolver.

Mulher que amamenta não engravida.

Mito. Por conta das alterações hormonais durante a amamentação, é impossível que a mulher identifique o retorno de sua ovulação. Você pode ficar grávida antes mesmo de voltar a ter ciclos menstruais. Por isso, faça acompanhamento com seu médico e fale sobre planejamento reprodutivo.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

AGENDE AQUI
magnifiercross