O que é melhor para emagrecer: Exercício aeróbico, ou musculação?

Data de Publicação: 22/08/2017
Tempo de Leitura: 2 min.
Sumário
O que é melhor para emagrecer: Exercício aeróbico, ou musculação?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça da maioria das pessoas que buscam emagrecimento. Qual tipo de exercício me traria resultados mais rápidos? Além de uma dieta equilibrada, é sabido que um programa de exercícios físicos é parte fundamental do seu programa de emagrecimento.

Exercícios "anaeróbicos", como a musculação, tem demonstrado bons resultados não apenas aos programas de emagrecimento, mas também como parte do tratamento de algumas doenças como a Hipertensão, Diabetes e a Osteopenia (perda precoce de densidade óssea). No início destas atividades, pode se perceber um aumento de peso, o que é normal, já que a sua composição corporal está mudando. Elimina-se gorduras e ganha-se massa magra (músculos).

Os "aeróbicos", como a corrida, por sua vez, comprovadamente trazem muitos benefícios à saúde e trabalha como um grande aliado do emagrecimento, desde que realizado de maneira correta e de preferência, baseando-se no padrão ouro do VO2 máx, que nada mais é que o teste cardiopulmonar do exercício (ergoespirometria).

O que a ciência diz a respeito:

Um estudo denominado HEARTY, que acompanhou mais de 300 adolescentes com sobrepeso, evidenciou que os exercícios de resistência e os aeróbicos, isoladamente, contribuem com o emagrecimento. Entretanto, observou-se que a perda de gordura é maior quando estas duas modalidades são combinadas. Além disso, a aderência ao treinamento combinado foi maior do que nos casos isolados.

Um outro estudo publicado em 2014 pelo New York Obesity Nutrition Research Center, no Diabetes Care de GALLAGHER, separou em dois grupos, pacientes com sobrepeso, para acompanhamento de 1 ano. Um dos grupos foi orientado apenas a fazer exercícios físicos e dieta. O outro grupo, além das mesmas recomendações, contou com um acompanhamento diário de Educadores Físicos. Esse acompanhamento dedicado garantiu-lhes 7% de vantagem na perda peso, em relação ao primeiro grupo. O que se conclui é que um acompanhamento profissional especializado é fundamental, não só para o emagrecimento em si, mas para um bom condicionamento físico.

A conclusão de uma meta-análise da Mayo Clinic, publicada também em 2014, demonstra que em todos os estudados, houve uma redução da pressão arterial e também da frequência cardíaca em repouso. Ou seja: todo adulto, hipertenso ou não, pode se beneficiar dos treinamentos "anaeróbios".
Tenha em mente que desenvolver um programa de treinos com exercícios aeróbicos (como por exemplo correr, nadar, pedalar, dentre outros) combinados com os exercícios de força (musculação) e acompanhamento de um profissional, irá potencializar a perda de peso! Consulte um personal trainer/educador físico e vá a um médico do esporte para fazer o teste cardiopulmonar do exercício.

Faça exercícios onde vocês se sentir confortável, na academia, na rua, no parque ou até mesmo na sala de casa utilizando aplicativos (apps) para exercícios, assim você otimiza seu tempo. O sucesso está na regularidade!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

AGENDE AQUI
magnifiercross