Marmitas feitas em casa: Os cuidados que devemos ter com a comida pronta

Data de Publicação: 21/06/2017
Tempo de Leitura: 2 min.
Sumário
Marmitas feitas em casa: Os cuidados que devemos ter com a comida pronta

Levar a própria comida para o trabalho ou para a faculdade pode ser uma ótima opção para quem deseja economizar dinheiro sem abrir mão de uma alimentação de qualidade. No entanto, é preciso se atentar às questões de armazenamento e manipulação para evitar deterioração, prevenir doenças e preservar ao máximo o sabor dos alimentos. Assim, você terá refeições saudáveis e prazerosas.

Confira os 4 pontos mais importantes para levar em conta na hora de lidar com a sua refeição:

1- Seleção de alimentos

A escolha dos alimentos deve ser feita preferencialmente aos finais de semana. Com isso, você pode se programar e já deixar as marmitas prontas para cada um dos dias seguintes, pois estes geralmente são os dias em que temos menos tempo para dedicarmos a isso. Procure utilizar ingredientes frescos e da estação, pois são mais nutritivos e saborosos, além de terem um prazo de validade maior. Para carnes, dê preferência às porções grelhadas, cozidas ou assadas que são mais saudáveis do que frituras. Evite alimentos com ovo e leite, pois estragam rápido se compararmos aos demais.

2- Temperatura

Alimentos amaciam durante o processo de congelamento, sendo assim, cozinhe por menos tempo que o habitual. Coloque menos sal e temperos, pois os sabores são realçados no processo. Quando cozinhar, a comida deve ser resfriada logo em seguida. Mergulhe a panela em água com gelo, interrompendo o cozimento e conversando, com isso, suas propriedades nutricionais.

3- Armazenamento

Mantenha a comida em um recipiente transparente, de preferência de vidro ou de plástico que possa ser fechado completamente, impedindo a entrada de ar. Lembre-se que líquidos se expandem quando congelados, portanto deixe espaço entre o alimento e a tampa para não vazar. Anote a data de preparo e o prazo de validade que é de 5 dias para armazenamento na geladeira e um mês no freezer.

4- Refrigeração

Na parte da frente do freezer, vão os alimentos que vencem primeiro. Use embalagens pequenas que comportam a quantidade certa de cada refeição, evitando exageros e desperdícios. Não se esqueça de deixar pelo menos 2cm de espaço neutro entre as embalagens para que o ar frio circule. Certifique-se sempre de que o recipiente e a geladeira estão bem fechados, sem contato com o ambiente externo.

*fonte: http://www.cfn.org.br/index.php/nutricionistas-ensinam-a-preparar-resfriar-e-armazenar-comida-pronta/

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

AGENDE AQUI
magnifiercross