Fruta não engorda! Entenda

Data de Publicação: 22/08/2017
Tempo de Leitura: 2 min.
Sumário
Fruta não engorda! Entenda

Você já deve ter ouvido falar por aí que as frutas são carboidratos e engordam. Essa desinformação faz com que pessoas que buscam perder peso, excluam da sua alimentação diária um grupo alimentar muito importante. Na verdade não é bem assim, pois as frutas têm características que nos ajudam no processo de emagrecimento.

Em grande maioria, alimentos são compostos por praticamente todos os nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras e micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras). As proporções entre estes nutrientes varia de acordo com alimento em questão e estes são classificados de acordo com o nutriente predominante. Com as frutas não é diferente. Entre as mais diversas espécies e variações que encontramos por aqui há sempre a presença e variação de todos os nutrientes que já citamos acima, porém, as frutas fazem parte de um grupo alimentar denominado reguladores. Este nome se dá pelo fato de que o que elas mais possuem em suas composições são vitaminas, minerais, fibras, enzimas digestivas e compostos bioativos. Todas essas substâncias juntas têm a importante função de executarem naturalmente ações antioxidantes, anti-inflamatórias, desintoxicantes, anti-cancerígenas e ainda regulam o sistema imunológico do nosso organismo.

A confusão continua por conta de que muitas delas possuem um sabor adocicado. Seu açúcar natural, a frutose, é confundida com o açúcar refinado. A frutose quando consumida em seu estado original (fruta), traz consigo boas doses de fibras solúveis e insolúveis e isso faz com que este açúcar seja consumido lentamente pelo nosso organismo, colaborando com o metabolismo adequado pelo fígado, que transforma a frutose em glicose. Mas veja, quando consumimos altas doses de frutose, leia-se aqui muita fruta ou principalmente suco de frutas concentrados, o fígado receberá doses altas de frutose e não irá conseguir convertê-la em glicose, que poderá se transformar em acúmulo de gordura no fígado, ou nos causar uma resistência à insulina. Fatores que colaboram com o aumento de peso.

Prefira comer a fruta com casca e evite os sucos de frutas concentrados, você receberá mais fibras e menos calorias. Elas são uma ótima sobremesa, além de ajudar na digestão e na absorção de nutrientes, proporcionam maior saciedade. Evite comer mais de uma fruta por refeição, varie de acordo com a safra e coma frutas com prazer.

Converse melhor sobre isso com o seu nutricionista!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

AGENDE AQUI
magnifiercross