Eu sei, é tentador acreditar nas promessas milagrosas que se veem por aí quando se fala de dietas restritivas. Mas a realidade é uma só. Elas não funcionam. Restringir apenas um grupo de alimentos, inclusive, faz mais mal ao seu corpo do que bem. Pois desregula o seu metabolismo com a ausência de elementos essenciais para o seu correto funcionamento.
Veja cinco dicas para substituir a dieta restritiva e emagrecer de maneira saudável e com resultados muito mais permanentes.
Foque no Equilíbrio
Antes de eliminar alimentos que você pode considerar vilões para a sua dieta é preciso equilibrá-la. Muitos nutricionistas falam sobre a necessidade de consumir quantidades certas de proteínas, carboidratos e até gorduras, além de vitaminas, minerais e fibras. Pois com as doses certas de cada um desses elementos seu metabolismo irá funcionar muito melhor, favorecendo o processo de emagrecimento.
Coma em menores quantidades
O pecado está no exagero. Comer pouco é uma das grandes dicas para diminuição de peso. Além de auxiliar o funcionamento do corpo na absorção de nutrientes, poucas quantidade de comida fazem você eliminar gordura sem perda de massa magra, já que o corpo vai se adaptando com seu novo jeito de se alimentar. Comendo menos você ganha a vantagem de poder comer de tudo. Assim não é preciso restringir alimentos que você gosta ou tem muita vontade. Basta comer porções menores e ser feliz!
Faça Exercícios Físicos
Nem toda a dieta do mundo irá funcionar sem a ajuda de exercícios físicos. Regular a alimentação é o passo que fará com que o fluxo de ingestão e eliminação de energia no seu corpo funcione de forma equilibrada, sem faltar nem exceder-se. Porém, para que o excesso de peso seja eliminado o único jeito é queimar calorias! Faça exercícios regularmente, como correr, caminhar, andar de bicicleta e até mesmo subir escadas. Manter seu corpo ativo é fundamental para se chegar ao peso ideal.
Aumente a frequência das refeições
Você já deve ter ouvido falar que essa dica na verdade engorda ao invés de emagrecer. Mas é preciso entender que comer mais vezes ao dia não significa que você irá comer mais. Lembre-se do nosso segundo passo! Ao diminuir as porções em suas refeições você vai perceber que seu corpo precisará ser constantemente alimentado, na quantidade e qualidade certa. A dica é comer de 3 em 3 horas, porções pequenas e equilibradas. Peça a ajuda do seu nutricionista que vai dar tudo certo!
Sinta-se feliz!
Por fim, é importante entender que o que está em jogo é a sua saúde e bem-estar. Como já nos ensinavam os gregos, não há corpo são sem a mente sã, não é mesmo? Por isso restringir radicalmente sua alimentação pode ser tão nocivo. Problemas com ansiedade, frustração por dar aquela famosa e normal escapadinha da dieta e até estresse são bastante comuns para quem resolve adotar dietas supostamente milagrosas e extremamente restritivas. Por isso, relaxe e encare o processo de reeducação alimentar da maneira mais leve possível. Coma o que te alegra com equilíbrio, em menores quantidades, aumente a frequência das refeições, faça exercícios físicos e seja feliz consigo mesmo.
Este artigo sobre "5 Dicas Para Se Livrar da Dieta Restritiva" é uma leitura muito oportuna e necessária. As dietas restritivas muitas vezes prometem resultados rápidos, mas podem ser insustentáveis e até prejudiciais a longo prazo. As dicas oferecidas aqui destacam a importância de uma abordagem equilibrada e sustentável para a alimentação, promovendo um relacionamento mais saudável com a comida. Abandonar o ciclo de restrição pode não apenas melhorar a saúde física, mas também a saúde mental, contribuindo para um bem-estar geral. É um lembrete valioso de que a nutrição deve ser uma jornada de longo prazo, e não uma série de restrições temporárias. Muito bom!!