Tá na moda, a gente sabe. A suplementação nutricional quando necessária deve estar bem ajustada com a alimentação, caso contrário o resultado esperado pode não acontecer, ou pior, pode ter efeito contrário, levando ao aumento de gordura corporal, por exemplo. Veja abaixo algumas das dúvidas mais frequentes:
1 - Termogênicos ajudam realmente na perda de peso?
Não necessariamente. A maioria dos nutricionistas acreditam que o efeitos dos termogênicos a base de café, ou guaraná por exemplo, sejam muito pequenos a ponto de melhorar a sua disposição para os treinos e contribuir com a perda de peso. Além disso, nosso corpo é "dose-dependente", ou seja, com o passar dos meses, as doses já não fazem o efeito desejado, sendo necessário o aumento do consumo. Essa substâncias também tem o efeito colateral de elevar a frequência cardíaca em repouso e não é isso que buscamos. Agora, caso queira usar esporadicamente, naqueles dias em que a motivação não está alta, faça com prescrição do seu nutricionista, mas não use continuamente.
2 - Para obter melhores resultados na academia, devo consumir algum tipo de vitaminas?
Defendemos uma alimentação saudável e completa. Se suas alimentações são feitas dessa forma, não há necessidade de complementação por vitaminas. As vitaminas em comprimido, diferente das encontradas nos alimentos, tem absorção mais lenta e menos proveitosa. Outro ponto é que por estarem todas concentradas, pode ser que seu organismo nem absorva algumas delas. Sendo assim, pra você que se alimenta bem e frequenta a academia, não se preocupe com isso.
3 - Frequento a academia regularmente, mas gostaria de ter mais definição dos músculos. É recomendado o uso de Whey Protein?
De novo. Se você já tem uma alimentação saudável e ingere a quantidade ideal de proteínas por dia (entre 1,5gr e 2gr por Kg), não é necessário complementar. Caso esse não seja o seu caso e você consuma menos proteína do que o recomendado, não há problemas em fazer a complementação com o Whey, de preferência no pós treino.
4 - Whey Protein engorda?
A resposta é a mesma para qualquer alimento. Se você consumir mais energia do que efetivamente gasta, você irá engordar. Novamente a recomendação é que não pense no Whey de forma isolada, repense seu estilo de vida e sua alimentação.
5 - A L-Carnitina ajuda a queimar gordura?
Estudos mostram que não. Durante um tempo até se acreditou nisso, pois é o "transportador" (Carnitina) que leva a gordura para ser metabolizada nas células para se transformar em energia. Desta forma imaginou-se que complementando o organismo com a L-Carnitina, teríamos um transporte maior de gorduras para as células e consequentemente um aumento no metabolismo destas, porém, os estudos nada comprovaram.
______
As pessoas que buscam suplementação querem, na sua maioria, dar uma "forcinha" extra na motivação e nos exercícios, mas a melhor forma disso acontecer é tendo regularidade, se alimentando bem, descansando bem e tendo uma vida saudável. Procure seu nutricionista, ele ajudará a fazer estes ajustes. Bons treinos!
fonte: http://m.cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/marcio-atalla/2017/01/17/PERGUNTAS-E-RESPOSTAS-SOBRE-SUPLEMENTOS.htm