Sabia que a boa nutrição do organismo não depende apenas dos alimentos que você ingere? Também é preciso que o seu corpo consiga aproveitar da melhor forma os nutrientes para manter a saúde em equilíbrio. É aqui que percebemos a importância da gastroenterologia.
A gastroenterologia é a especialidade médica que previne e trata doenças e problemas que afetam o aparelho digestivo.
Condições como gastrite, úlcera, hepatites, doenças inflamatórias intestinais, pedra na vesícula e pancreatite são tratadas pelo médico especialista em gastroenterologia. Esse profissional acompanha a saúde dos órgãos digestivos como estômago, esôfago, fígado, intestino e pâncreas.
Alguns sintomas são comuns, mas não normais.
É muito comum ouvirmos queixas sobre sintomas desconfortáveis, como queimação no estômago, azia, sensação de estufamento e desconforto abdominal. Esses são alguns sinais que o corpo emite quando o sistema digestivo não está funcionando como deveria.
Você não precisa conviver com esses desconfortos, e nem deve fazer isso.
Afinal, o seu corpo está sinalizando que precisa de atenção, e o médico gastroenterologista pode ajudar.
Por que a gastroenterologia é tão importante?
O processo de digestão dos alimentos é complexo. Ele começa quando os alimentos são misturados à saliva, continua no estômago e se completa no intestino, onde é absorvida a maior parte dos nutrientes e também os líquidos.
Quando problemas afetam alguma estrutura do sistema digestivo, o processo de digestão é comprometido. Além de prejudicar a nutrição orgânica, surgem desconfortos, conforme citamos anteriormente, o que compromete a qualidade de vida e coloca a saúde em risco.
A consulta com o gastroenterologista é importante para você conhecer melhor o seu corpo e ter mais bem-estar e saúde.
- Entenda quais são as causas dos sintomas que você tem após se alimentar.
- Trate o refluxo gastroesofágico.
- Faça o seu intestino funcionar com regularidade.
- Cuide dos problemas crônicos de forma adequada.
- Mantenha a saúde do seu sistema digestivo.
O que você come precisa fazer bem, e não mal.