Às vezes eles incomodam e dificultam a nossa vida social, é verdade. Muita gente se pergunta sobre o quão normal é ter gases e se é possível diminuí-los. O fato é que os gases são provenientes do processo natural da digestão, principalmente da digestão de alimentos gordurosos, ricos em carboidratos e/ou ricos em fibras. As enzimas e bactérias que ajudam nosso organismo na digestão, produzem gás metano e este produto da digestão pode apresentar os mais variados odores. Prestar atenção ao que se come, está diretamente relacionado a quantidade de gases que nosso organismo irá produzir.
Alguns alimentos podem ser mais flatulentos que outros, veja alguns exemplos:
- Frutas: mamão, melão, melancia;
- Leguminosas: feijão, grão de bico e lentilha;
- Verduras e legumes: repolho, couve de Bruxelas, brócolis, rabanete, nabo, pimentão e batata doce;
- Alimentos integrais (por serem ricos em fibras): pães integrais, arroz integral e massas integrais, farinha de aveia, farinha de trigo integral, cereais;
- Alimentos lácteos em excesso;
- Bebida alcoólica: especialmente cerveja.
Um sinal a que se deve estar atento, é quando os gases passam a atrapalhar a nossa vida, seja por dores abdominais frequentes, ou situações embaraçosas. Para estes casos, é necessário fazer uma investigação com um médico especialista no sistema digestivo e investigar a presença ou não de intolerâncias alimentares como à lactose e ao glúten.
Veja algumas dicas de como evitar o excesso de gases com práticas simples:
- Mastigue bem todos os alimentos, principalmente os mais difíceis de mastigar;
- Procure não beber líquidos com as refeições;
- Mastigue devagar, não tenha pressa de terminar a sua refeição;
- Mantenha a boa hidratação durante o dia para ajudar a digestão dos alimentos;
- Evite comer grandes volumes e um única refeição, faça pequenas refeições durante o dia;
- Faça atividade física regular, se movimentar durante o dia ajudar a evitar os desconfortos;
- Deixe o feijão/leguminosas de molho de um dia para o outro e troque a água antes da cocção.
Em alguns casos, a combinação de práticas saudáveis de vida com o consumo diário de cápsulas de probióticos, que são bactérias responsáveis pela saúde intestinal, pode aliviar os sintomas.
É sempre bom lembrar que nosso organismo por mais parecido que seja, não funciona exatamente igual, ou seja, um alimento que pode proporcionar mais flatulência em algumas pessoas, pode não atrapalhar outras. Assim, preste atenção ao que comeu quando sentir este incômodo e tente diminuir o consumo do mesmo.
Converse com o seu nutricionista, ele te ajudará a evitar estes desconfortos!