Com o aumento do sobrepeso e da obesidade no mundo, diversas dietas restritivas acabaram sendo veiculadas pelos meios de comunicação em massa; vendidas como milagrosas, acabam fazendo parte da vida de quem luta contra a balança. Qualquer restrição importante de um ou outro grupo alimentar, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras, promovem muito mais uma desnutrição/má nutrição, do que um boa nutrição propriamente dita, proporcionando deficiências nutricionais de importantes de vitaminas e minerais, perda de massa muscular excessiva com prejuízos na força física e no sistema imunológico, ou seja, desequilibrando o organismo como um todo e criando mecanismos compensatórios pelas nossas células e levando a um ciclo vicioso com por exemplo o efeitos sanfona.
Pouca gente sabe, mas escolhas corretas na hora de se alimentar valem mais do que simplesmente comer menos. Esse conceito foi o ponto inicial da então estudante de mestrado em clínica médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, quando ela decidiu demonstrar escolhas melhores na alimentação com imagens.
O trabalho foi apresentado à instituição em 2014, como parte da dissertação de mestrado da nutricionista Flávia Gonçalves Micali. Flávia usa imagens de impacto para demonstrar o consumo de alimentos processados na alimentação, comparados aos alimentos saudáveis, além de comparar a quantidade de gordura que eles contém.
Confira a galeria com as imagens que separamos:
O trabalho de Flávia pode ser visto na íntegra aqui.