Manter a hidratação é essencial para manter nosso organismo funcionando a todo vapor. Beber no mínimo 2 litros de água por dia (30-35 ml/kg) fará toda a diferença, mesmo nas estações mais frias do ano.
No verão, devido a temperatura elevada é comum suarmos mais e sentirmos mais sede. Repor os líquidos perdidos através do suor é fundamental. Outro ponto que vale ressaltar é a importância da hidratação durante a prática de atividades físicas justamente porque perdemos muito líquido quando nos exercitamos.
Relacionar a ingestão de maiores quantidades de água com a perda de peso ainda é um tema bastante discutido e controverso. Esse entendimento é antigo e o hábito de ingerir mais água do que se tem vontade é adotado por muita gente que busca o emagrecimento.
Com certeza existe o favorecimento da função renal e isso é bom! Agora, se o assunto for a relação entre o consumo de água e o aumento do metabolismo, tendo como consequência a perda de peso, precisamos nos aprofundar.
Existem estudos que investigaram essa relação, principalmente na última década. Os estudos que confirmam esta ideia, identificaram os seguintes mecanismos:
- Quando o volume de água ingerido de uma vez é grande (500ml), existe um efeito termogênico com maior produção de energia. Durante cerca de uma hora, o metabolismo aumenta aproximadamente 30% em consequência do gasto de energia para equilibrar a temperatura da água ingerida (geralmente com temperatura inferior a 20 graus), com a temperatura corporal (37 graus). Existem evidências que este aumento do metabolismo é obtido por mobilização de gorduras.
- A dilatação do estômago em quando se ingere a água, ativa o sistema nervoso visceral e este seria o responsável pelo aumento metabólico, mantendo também um gasto calórico maior durante algum tempo após a ingestão da água
Os pesquisadores do assunto estimam o impacto calórico de manter a hidratação com a ingestão de aproximadamente 1,5 a 2 litros de água por dia em cerca de 1500 calorias por mês, o que certamente não é suficiente para fazer alguém emagrecer.
Para concluir, entendemos que sim, podemos associar a maior ingestão de água com a perda de peso, desde que atrelada a bons hábitos alimentares e um programa de exercício físico regular. Devemos lembrar sempre, que manter o corpo bem hidratado é uns dos princípios básicos para a vida; e como já falamos, perder peso é a soma de várias boas práticas e uma mudança no estilo de vida.