Alimentar-se bem é chave para uma vida mais equilibrada. Já comentamos por aqui da importância de estarmos atentos as verduras, frutas e legumes da estação. Essa prática é boa para nossa saúde e também para o nosso bolso. Outro assunto recorrente é a preferência aos alimentos orgânicos, que serão sempre a melhor opção, pois estes são mais saborosos, saudáveis e livres de agrotóxicos. E de quebra, você ainda fortalecerá o comércio local em sua região.
O que são produtos orgânicos?
Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.
Feiras orgânicas. Veja como encontrar.
Como nem sempre é fácil encontrar por produtos assim, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), criou uma ferramenta que facilita essa tarefa. Confira no link o Mapa das Feiras Orgânicas no território nacional:
Boas escolhas! Alimente-se bem!